bloqueador bloqueador bloqueio

As notícias do Blog agora em nosso Site. Clique na imagem para acessar.

As notícias do Blog agora em nosso Site. Clique na imagem para acessar.
O Blog O Popular mudou para melhor. Confira todas as notícias de João Monlevade e região em nosso site www.opopularjm.com.br. Clique na imagem acima e confira.

Quase 18% dos eleitores de João Monlevade são filiados a algum partido político

João Monlevade possui, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER/MG), 10.238 pessoas filiadas a algum partido político. O número corresponde a 17,3% dos eleitores aptos a exercer o voto na cidade. Ainda conforme o levantamento, do ano passado para 2016, o montante de filiados aumentou em 160.

O PMDB é o partido com maior número de membros em João Monlevade – 3.439 e o PPL, criado nesse ano na cidade, é a menor agremiação, com apenas cinco filiados. De 2015 para 2016, O PHS foi o partido que mais agregou filiados passando de 14 para 54.

Em seguida aparece o PP, que de 932 membros agora contabiliza 960 e o PDT, com 474 eleitores – 24 a mais do que em 2015. Já o PRP é a sigla que mais perdeu filiados e contabiliza 92 membros. São 19 a menos do que em 2015. Em seguida vem o PPS com menos 13 filiados e somando 166 eleitores.

Apenas quatro partidos mantiveram o mesmo número de eleitores filiados em 2015 e 2016. São eles: PT (915), PSTU (138), PTN (33) e PSOL (6).

O prazo para a filiação partidária daqueles que pretendem participar das eleições municipais deste ano terminou em 2 de abril. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao se filiar a um partido, a pessoa aceita e adota o programa da legenda e passa a integrá-la. A filiação é também, segundo a Constituição Federal, uma das condições de elegibilidade.

O prazo final para que a filiação ocorra está estabelecido na legislação do país. “A Lei das Eleições determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data do pleito”, explica o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga. Segundo o magistrado, quem não respeitar a data limite não poderá participar da disputa.

O tempo mínimo de seis meses para a filiação foi uma das mudanças feitas pela reforma eleitoral de 2015 e que já vale para as eleições deste ano. Além do prazo para filiação, a Lei das Eleições estabelece outras regras, como a que prevê que o candidato deve possuir domicílio eleitoral na localidade para a qual vai concorrer, pelo menos um ano antes das eleições.

Divulgação

Conforme levantamento do TER, João Monlevade possui 59.036 eleitores

No Response to "Quase 18% dos eleitores de João Monlevade são filiados a algum partido político"

Powered by Blogger