bloqueador bloqueador bloqueio

As notícias do Blog agora em nosso Site. Clique na imagem para acessar.

As notícias do Blog agora em nosso Site. Clique na imagem para acessar.
O Blog O Popular mudou para melhor. Confira todas as notícias de João Monlevade e região em nosso site www.opopularjm.com.br. Clique na imagem acima e confira.

Consórcio UHE Guilman-Amorim realiza VII Encontro de Energia e Meio Ambiente em Antônio Dias


Segurança Hídrica, considerando riscos e incertezas em hidrologia, e as condições das vazões nos rios na bacia do rio Doce foram discutidas no VII Encontro de Energia e Meio Ambiente promovido pelo Consórcio UHE Guilman-Amorim no dia 31 de maio, no CEAP ( Centro de Educação Ambiental e Apoio aos Visitantes ), da UHE Guilman-Amorim, em Antônio Dias/MG.

A especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Maria de Lourdes Pereira dos Santos, discutiu com um público presente, de diferentes interesses, sobre os fatores que tem levado à escassez hídrica para os mais diversos usos, assim como os instrumentos técnicos e legais e as políticas públicas nas esferas federal e estadual existentes no Brasil e as preocupações mundiais a respeito da disponibilidade da água para consumo humano e para as múltiplas atividades exercidas pela sociedade.

Também foram apresentados, pelo Gerente Técnico Operacional do Consórcio, Roberto Carlos de Oliveira Aragão, os efeitos da diminuição da vazão do rio Piracicaba que vem ocorrendo, desde 2013, para a geração na usina hidrelétrica Guilman-Amorim, localizada no rio Piracicaba.

Como umas das conseqüências, destaca-se a diminuição dos valores recebidos, tanto pelos governos, federal e estadual, quanto pelos municípios de Nova Era e Antônio Dias, valores esses que são pagos pelo Consórcio a título de compensação financeira pelo uso da água do rio em função da geração de energia alcançada pela usina.

Importante para os diferentes públicos e gestores de recursos hídricos presentes ao VII Encontro de Energia e Meio Ambiente, foi a apresentação, pelas técnicas da Coordenação de Meio Ambiente do Consórcio, Sônia Baumgratz e Débora Ferreira dos Santos, dos resultados obtidos durante os 20 anos de monitoramento da qualidade das águas do rio Piracicaba ao longo de 15 km do rio na área de influência da usina hidrelétrica Guilman-Amorim.

O monitoramento se iniciou durante a construção da usina, em 1995, e tem tido continuidade até o presente momento, disponibilizando assim um significativo banco de dados com resultados sobre as características físico-químicas, bacteriológicas e hidrobiológicos das águas do rio Piracicaba, um dos principais afluentes do rio Doce em Minas Gerais.

No Response to "Consórcio UHE Guilman-Amorim realiza VII Encontro de Energia e Meio Ambiente em Antônio Dias"

Powered by Blogger