bloqueador bloqueador bloqueio

As notícias do Blog agora em nosso Site. Clique na imagem para acessar.

As notícias do Blog agora em nosso Site. Clique na imagem para acessar.
O Blog O Popular mudou para melhor. Confira todas as notícias de João Monlevade e região em nosso site www.opopularjm.com.br. Clique na imagem acima e confira.

ACAZUMP comemora o "Dia da Consciência Negra" em João Monlevade

 O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Em João Monlevade a ACAZUMP (Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares), que fica no Bairro Loanda há 34 anos, trabalhando em prol da igualdade e inserção social na cidade, comemorou a data no último final semana com várias atividades com danças e rodas de capoeira. A entidade exerce um trabalho voluntário crianças e jovens e sem apoio de órgãos governamentais. Cada “mestre-capoeirista” adota uma criança e arca com as despesas. O aluguel do espaço utilizado como academia, também é custeado pelos professores de capoeira.


Zumbi dos Palmares 

Nasceu em Alagoas nem 1655. É o principal representante da resistência negra no Brasil. Aos 7 anos foi batizado por católicos onde recebeu o nome de Francisco. Aos 15 anos fugiu para o Quilombo e em 1695 o Quilombo e atacado, porém Zumbi dos Palmares ajuda na defesa tornando- se líder de Palmares aos 25 anos. Foi traído por seu amigo Domingos Jorge Velho. No dia 20 de novembro de 1695 Zumbi foi degolado aos 40 anos no meio da praça pública.

 “O dia 20 de Novembro é data importante para todos nós que lutamos por uma vida sem preconceito, racismo, que são "doenças" que deterioram a alma”, disse Gustavo, um dos professores da ACAZUMP.

No Response to "ACAZUMP comemora o "Dia da Consciência Negra" em João Monlevade"

Powered by Blogger